“Negociação” é tema da aula do MBA em Gestão Empresarial
24/02/2018
Com toda a expertise do prof. Eugenio do Carvalhal, alunos da Turma GE-05 do MBA em Gestão Empresarial aprendem conceitos e práticas sobre “Negociação”.
Diretores, executivos, especialistas e analistas que compõem a turma GE-05 puderam aprender ou rever conceitos e práticas sobre negociação, competência cada vez mais valorizada em todas as formas de relacionamento. O prof. Carvalhal dá dicas sobre as práticas que favorecem o êxito em qualquer negociação:
Todo bom negociador deve reunir um conjunto de características, atributos visíveis que se refletem na prática de determinados comportamentos. Na busca identificar as mais importantes, o Prof. Carvalhal coordenou uma pesquisa com mais de 1.400 profissionais brasileiros de diversos segmentos econômicos e diversas regiões. Entre as 42 características do bom negociador que foram apresentadas, seis delas têm sido consideradas especialmente importantes.
- Conhecer o tema/assunto que estão negociando e estar familiarizado com as regras do jogo formais e informais que caracterizam as relações entre as partes. Dominar tecnicamente o que está em jogo, a terminologia utilizada, projetando tendências e visualizar cenários que poderão afetar o tema/assunto.
- Planejar e preparar sua atuação, determinando um conjunto de procedimentos estruturados para antever ações individuais e/ou de equipes. Devem preparar-se para a execução da negociação, escolhendo a estratégia e os movimentos táticos, orientados para viabilizar os interesses que defende.
- Escutar e buscar a informação, onde ela estiver, fazendo silêncios e de uma forma ativa, sondando, perguntando, e parafraseando para identificar as demandas da outra parte. Articular os aspectos verbais e não-verbais da comunicação, pois eles reafirmam ou contradizem as intenções reais.
- Comunicar-se de forma expressiva persuadindo as outras pessoas a fazerem concessões e a acompanharem pelos caminhos preferidos. Para isso é preciso fortalecer a argumentação no contexto de uma comunicação expressiva e convincente que projete uma imagem positiva do acordo proposto.
- Raciocinar clara e rapidamente sob pressão e incerteza e fazer uso da razão para estabelecer relações de causa e efeito entre os diversos aspectos envolvidos. Controlar as emoções, pois esse domínio ajudará na tomada de decisão, especialmente nos momentos mais críticos das negociações.
- Integridade capaz de projetar uma imagem pessoal orientada para angariar a confiança. Aprofundar seus cuidados com as credenciais que o recomendam como digno de crédito, com a coerência comportamental em todos os momentos e com a credibilidade reafirmada, por ter um histórico de acordos cumpridos.
Os bons negociadores devem articular de forma balanceada a razão e a emoção, aprimorando a arte e aprofundando a técnica, desafios que todo o negociador deverá buscar superar sempre.